9 de out de 2015

ERVAS CURATIVAS: BENEFÍCIOS DO CAFÉ


Além da cafeína (que deve ser consumida em moderação), o café também tem outras substâncias que agem no nosso corpo. Saiba mais:
- A cafeína pode te ajudar a queimar gordura e emagrecer mais rápido, já que eleva a taxa do metabolismo em até 11%. Só não pode exagerar!
- O emagrecimento também fica mais fácil porque o café aumenta a adrenalina no sangue, deixando você com mais disposição para atividades físicas.
- Estudos comprovaram que quem toma café tem menos chances de desenvolver doenças como diabetes tipo 2, mal de Alzheimer e mal de Parkinson.
- Na composição química do café se encontram vários oxidantes, substâncias que fazem bem para a pele, para o sistema imunológico, coração, olhos, entre outras partes do corpo.
- Sabia que só sentir o cheirinho do café já faz com que seu cérebro sinta menos o stress? Ele também tem a capacidade de atuar como um leve antidepressivo.
- Não é só impressão: começar o dia de trabalho depois de tomar café faz com que seu cérebro trabalhe melhor.
- Mulheres que consomem café com frequência correm menos risco de ter câncer de pele.
- A bebida também ajuda a proteger o corpo contra doenças cardiovasculares.
- A cafeína também faz bem para a memória. Duas xícaras de café por dia ajudam na preservação e conservação de nossas memórias a longo prazo.
- Tomar café também se provou, em pesquisas, uma medida eficiente para se proteger contra câncer de fígado.

7 de out de 2015

ERVAS CURATIVAS: AS ALGAS MAIS CONHECIDAS



Nome científico: Macrocystis pyrfera
Partes usadas: toda a alga Família: Phaeophyta
Propriedades terapêuticas: antiviral, antitérmico, remineralizante, combate a anemia, males hepáticos, e ajuda na reconstituição dos tecidos. É recomendado também no combate às rugas, celulite, flacidez da pele, queda dos cabelos, bem como ajuda a conservar a cor natural dos mesmos.
Indicações: as algas marinhas não são plantas pertencentes ao reino dos protozoários. A alga marinha, embora se pareça com uma planta, é mais primitiva do que elas, não possui folha, caule nem raiz.
Na alimentação pode ser ingerida com cereais crus ou cozidos, bolos, no chá, como recheio nos pães ou em forma de pasta. São vários os tipos de algas marrons: hijiki, kelp, wakame (esta para sopa). Os tipos de algas vermelhas usadas como alimentos são: agar-agar, dulse, musgo irlandês.
Principais Algas e suas Funções:
·         Chlorella
A chlorella, Chlorella pyrenoidosa, possui como princípios ativos, proteínas (65%), lipídeos (9%), fibras (2%), carboidratos (13%), cinzas, vitaminas e sais minerais e outros componentes como: xantofila, ferro, vitamina E, sódio, vitamina B 1, clorofila, fósforo, ácido fálico, cálcio, vitamina C, ácido pantotênico, vitamina B 12, B 2, ácido nicotínico, caroteno, potássio, magnésio.
A chlorella é uma alga unicelular microscópica, encontrada em tanques e lagos, com grade habilidade de realizar fotossíntese. É uma alga de fácil digestibilidade, possui uma parede celular rica em fibras, que regulam o intestino e promove as funções digestivas. Sua parede celular combate também vírus danosos, aglutina poluentes, mantendo o organismo livre de
toxinas. Estimula os glóbulos brancos a produzir interferon, substância que luta contra vírus e bactérias. Ajuda a suprir as deficiências e atua no fígado estimulando suas funções. As proteínas são integralmente aproveitadas pelo organismo em seu metabolismo, bem como a clorofila e o magnésio que são transformados em elementos fundamentais para o sangue. A presença de cálcio indica que é auxiliar no tratamento de fraturas, enfraquecimento ósseo e osteoporose. O alto teor de fósforo proporciona uma maior e melhor atividade cerebral. Rica em vitaminas do complexo B, principalmente B 12, vital na formação e regeneração de células sangüíneas que juntamente com o ferro, fazem desta alga um produto indicado como coadjuvante no tratamento e prevenção da anemia.
Devido à riqueza de propriedades contidas em sua composição, é indicado como auxiliar no tratamento da obesidade, fornecendo elementos normalmente ausentes em regimes de emagrecimento, além de provocar sensação de saciedade quando ingerido antes das refeições.
Ela é uma alga microscópica de água doce do Japão, conhecida como super alga, e ingerida em grande quantidade através de cápsulas comprimidos e pós, é indicada para tratamento e prevenção de diversos males, devido aos seus aminoácidos (22), vitaminas e sais minerais.
Ela promove pele, cabelos e unhas saudáveis, devido ao beta-caroteno e a vitamina E, que melhoram a aparência, as vitaminas B e os minerais.
Características: essa espécie de alga é a que mais rapidamente cresce, chegando a 30 cm por dia, com isso, alcançando vários metros de comprimento, podendo ser encontrada sob a superfície marinha é encontrado emem todos os oceanos e águas doces.
·         Alginato
Açúcares compostos e complexos derivados das algas marrons. São recomendados para os casos de azia e esofagite, além de ser usadas nos alimentos como espessantes, na indústria de comércio e de drogas. Como pomada, tem sido utilizada para ferimentos de diversas espécies, pessoas que ficam doentes por ficarem muito tempo deitadas, incluímos também queimaduras.
·         Agar-agar
Retirada das algas vermelhas, o pó branco é uma das substâncias mais utilizadas nas indústrias farmacêuticas e alimentícias. Com o contato da alga com o estômago, tem o seu volume aumentado, protegendo-o contra irritações causadas por outros agentes químicos.
Devido a esse processo, seu uso é indicado para a redução do apetite, nos casos de obesidade. Por não possuir muitos nutrientes, o produto deve ser consumido juntamente com alimentos que facilitam a digestão.

5 de out de 2015

ERVAS CURATIVAS: TOMILHO


     Tomilho

Nome Cientifico: Thymus vulgaris
Parte usada: sementes, sumidade florida e folhas.
Aspectos Agronômicos: Se propaga por divisão das touceiras, por estaquia, por mergulhia e por semente. A propagação por semente é a mais aconselhável, pois resulta em plantas mais ricas em seus componentes, mais aromáticas e mais vigorosas.
É uma planta que se cultiva do Ártico aos Trópicos, do nível do mar até em montanhas de 3000 metros de altitude. Contudo, as plantas com melhores qualidades aromáticas são as provenientes de regiões de climas temperados quentes, nos quais as temperaturas giram em torno de 20 º C ou pouco mais.
O Tomilho prefere solos soltos, profundos, arenosos, bem drenados, com boa exposição à luz solar, e que tenham recebido uma boa calagem para neutralizar uma eventual acidez. Quando cultivado em solos muito férteis e frescos, resulta em plantas com baixas qualidades aromáticas; por isto se dá preferência a cultiva-lo em solos menos férteis, porém soltos e bem drenados.
A colheita é efetuada no momento da floração ou na época correspondente quando cultivado em regiões cuja latitude impeçam  formação de fores. Se as plantas estiverem bem desenvolvidas no primeiro ano, se poderá efetuar uma pequena colheita, a partir do segundo ano de vida da cultura se poderão efetuar até dois cortes por ano ( o primeiro, no princípio do verão, pouco ante da floração, e o segundo em meados do verão, aproximadamente, por ocasião da floração ).
A cultura deve ser renovada a cada 3 ou 4 anos, para que se obtenham plantas de boa qualidade.
Características: O tomilho  é uma erva perene nativa da Europa e aclimatada no Brasil. É um pequeno arbusto com 10 a 30 cm de altura. As pequenas folhas, em forma de ponta de lança, são verde-cinzentas em um dos lados. Na extremidade dos ramos nascem agrupadas as flores, melíferas, rosadas ou brancas.
Indicações e Usos: Na medicina caseira, usa-se toda a planta florida; na culinária, utilizam-se as folhas e os brotos frescos ou secos e pulverizados. Atua sobretudo no aparelho respiratório e no digestivo. O chá combate cólicas, gases, diarréia, corrimento vaginal e é um ótimo desinfetante em várias doenças gastrointestinais. É comum a utilização desta herbácea no preparo de xaropes e chás contra a tosse, pois atua como calmante para os vários tipos de tosse, inclusive a da bronquite e a da coqueluche. Externamente, o banho com folhas cozidas é indicado para o reumatismo e a gota (em fricções), para crianças raquíticas e debilitadas e pessoas nervosas. É usada também em loções para feridas difíceis de curar e para anginas. Ajuda a clarear manchas causadas por acnes e infecções cutâneas. No couro cabeludo a ação do chá (por cerca de 15 minutos) diminui a queda de cabelos.
Gregos e romanos utilizavam esta erva por suas propriedades medicinais e aromáticas; no Egito e na Palestina, uma das espécies de tomilho era empregada para lavar os mortos.
Uso Interno:- Chá por infusão: 10g por litro ( folhas e flores ) ou decocção :1 colher ( chá ) de sementes para cada xícara de água ( fervura durante 15 min. ); se a utilização for raízes, talos e caule, utilizam-se 2 colheres ( sopa ) de Tomilho para 1 L de água – 3 a 4 xícaras por dia.
Uso Externo:
– Cataplasma ( escaras de decúbito; reumatismo ) , 2 vezes ao dia deixando agir por 10 min.
Outras observações:
Dizem que seu nome botânico, Thymus, vem do grego “Thymon”, que significa fumigação, e deriva do fato de que era utilizada para perfumar os templos.
Na Roma imperial simbolizava o valor, tanto que os soldados romanos acrescentavam-na à água do banho para adquirir coragem. Durante a Idade Média, fazia parte do ramalhete de ervas, usado pelos  nobres como preventivo das pestes, epidemias e enfermidades contagiosas em geral. No séc. XVII entrava, juntamente com  cerveja, na preparação de uma sopa tida como muito eficaz contra a timidez.
Usos:
Fitoterápico:
– Má digestão, azia, flatulência, fermentação intestinal, verminose ( inclusive a oxiuríase ), tosses catarrais, tosses espamódicas, astenia nervosa, nervosismo, má circulação periférica, debilidade infantil, escaros de decúbito, reumatismo ( juntas doloridas ) mau – hálito.
– Gripes, resfriados, tosses, desobstrutor das vias aéreas.
– Clorose ( anemia microcítica, própria das moças na puberdade e adolescência ) e atonia de funcionamento do aparelho digestivo.
– Feridas, chagas.
– É um excelente remédio para eliminar lombrigas, oxiúros e outros vermes, depois do tratamento completado, deve-se tomar um laxante. ( Sanguinetti )
Na culinária são utilizados, de preferência, os raminhos frescos para aromatizar carnes, peixes verduras, legumes e pizzas.
É empregado na industria de perfumes e como aromatizante de licores.
ÓlEO:
-Candida albicans
-Cansaço
-Doenças infecciosas
-Doenças respiratórias
-Dor de garganta
-Estimulante genérico
-Exaustão mental
-Monilíase
-Inalação: Estimula a inteligência.
* Farmacologia:
Por conter óleo essencial I composto de timol, carvaerol, borneol, linalol, cimeno, pineno, dipenteno e ocetato de bornila ), um princípio amargo, tanino e matérias resinosas e pépticas, o tomilho age como digestivo, anti –séptico, carminativo, emenagogo, cicatrizante, vermífugo, estimulante e sedativo nas crises de coqueluche.

SIMPATIA: FEITIÇO CONTRA O MEDO



ABRA O CIRCULO SIMPLIFICADO. ESTE CÍRCULO SERÁ FEITO COM GIZ 'A SUA VOLTA.
Sempre que tenha medo de alguma coisa em particular, desenhe um boneco numa folha de papel branco e com lápis, recorte-o 
e escreva nele o seu medo.
Em seguida, por volta das 19 horas, acenda uma vela cor de rosa pequena e queime o boneco dentro de um cálice transparente, 
deixando o fumo seguir na direção da Lua.
Diga então para a Lua e para você:


“Eu sei que este medo é de papel.
Preciso de me livrar dele agora,
mas peço á Lua que o receba em fumaça,
e que o guarde para quando eu precisar dele.
Não para me assustar,
mas para me alertar”
“Que assim seja, para o bem de todos!”
Feche o circulo. Agradeça!
Está feito.

ORAÇÃO PARA SER REZADA NAS HORAS DE AFLIÇÃO


NAS AFLIÇÕES DA VIDA

Deus Todo Poderoso, que vedes as nossas misérias, dignai-vos escutar favoravelmente os
votos que vos dirigimos neste momento.
Se o nosso pedido é inconsiderado, perdoai-nos; se o julgardes justo e útil, que os bons
espíritos, executores da vossa Divina vontade, nos venham auxiliar para que esses votos
sejam cumpridos. Sejam votos de exaltação, Senhor, e que a vossa vontade seja feita; se
os nossos desejos não forem atendidos, é que entra em vossos desígnios experimentar-nos,
e nós nos submeteremos sem queixumes. Fazei que se não apodere de nós o desânimo e que nem
a nossa fé e resignação sejam por isso abaladas.
AMÉM.