ERVAS CURATIVAS: CHÁ DE JAVA - EMAGRECEDOR, DIURÉTICO


Chá de Java

Orthosiphon stamineus é uma planta arbustiva, amplamente cultivada em áreas tropicais. Ela é mais conhecida pelo nome de bariflora ou java. Ela pode chegar a até 1,20 m de altura e se orginou na Indonésia. As flores, que possuem cor branca, lilás ou azulada, se assemelha ao bigode de um gato. Por isso, a planta também é chamada de “Misai Kucing”, que significa algo como bigode de gato.
Por conter flavonoides, polifenóis e óleos essenciais, a java é conhecida por suas propriedades medicinais. No Oriente ela é bastante utilizada no preparo de chás que podem ser adoçados com mel ou acrescidos de leite. Já nos países ocidentais, a planta se popularizou mais a partir da divulgação de benefícios relacionados ao seu consumo, sobretudo para quem quer emagrecer.
O efeito emagrecedor do chá de java se deve ao fato da planta ser um diurético natural. Assim, ela ajuda na eliminação de líquidos que causam inchaço na região da barriga, dos braços e das pernas. Além disso, a medicina popular defende que o chá pode ser usado no tratamento de problema como: colesterol alto, insuficiência renal, retenção hídrica e infecções urinárias.
Aqui no Brasil, as folhas para o preparo do chá de java são comercializadas por lojas de produtos naturais, ervanários e farmácias especializadas. É possível encontrar também cápsulas feitas com o extrato da planta, que podem ser consumidas com a orientação de um médico ou nutricionista. Abaixo, você aprenderá a fazer o chá de java em casa. Siga as instruções para aproveitar todos os benefícios da planta.
Flor de java, com formato semelhante ao bigode de gato
Flor de java, com formato semelhante ao bigode de gato

Você Vai Precisar De

  • 1 colher (sopa) das folhas secas de java
  • meio litro de água filtrada

Modo de Preparo

Primeiramente, coloque a água para esquentar em uma chaleira. Assim que levantar fervura, desligue o fogo e acrescente as folhas secas da planta. Tampe a chaleira e mantenha a infusão abafada por cerca de 10 minutos. Após esse tempo coe e reserve para tomar durante o dia.

Posologia

A dica para quem quer aproveitar o efeito diurético e emagrecedor do chá de java é tomar de 2 a 3 xícaras do chá todos os dias. Ele pode ser consumido morno ou frio, de preferência sem adoçar. Para que o chá não perca suas propriedades benéfica, é preciso preparar um nova receita diariamente, mesmo que sobre um pouco do dia anterior.

Contraindicações

O consumo do chá de java deve ser feito sem exageros, mesmo sendo um produto natural. Além disso, aconselhamos que você procure um médico antes de utilizar o chá como tratamento para algum dos problemas mencionados acima, inclusive para a perda de peso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO: CLAMOR À MARIA PADILHA E EXÚ CAVEIRA

SIMPATIA: FORTÍSSIMO FEITIÇO DE AMARRAÇÃO COM ESPERMA

ORAÇÃO PODEROSA DA DAMA DA NOITE PARA TRAZER O EX DE VOLTA