Pular para o conteúdo principal

ERVAS CURATIVAS: IPÊ ROSA


Árvore Brasileira: Ipê Rosa

De nome científico Handroanthus heptaphyllus, pertencente à família das bignoniaceaes, o ipê rosa é árvore brasileira, que está na divisão das magnoliophytas, na classe das magnoliopsidas, da subclasse das asteridae. Recebe diversos nomes, de acordo com a ocorrência e a região onde está estabelecida.
Considerada uma planta clímax, pode chegar a ter entre 10 a 35 metros de altura, quando já está em fase adulta. Seu crescimento é bem rápido, se comparada a outras tantas árvores, inclusive pertencentes à mesma família. Um ipê rosa pode atingir a altura de 3,5 metros em até dois anos de desenvolvimento.
Originária da bacia do Paraná, onde é conhecida por piúva, se espalhou por toda a América do Sul, mas pode ser encontrada em terras mexicanas também. O seu desenvolvimento se dá em clima tropical e subtropical, úmidos e semiúmidos; secos e com verão quantes; isto porque se trata de uma árvore que se desenvolve entre temperaturas que variam de 16 a 26º. Graus.
O caule do ipê rosa é do tipo tronco que pode ter até 30 metros de altura, e 90 centímetros de diâmetro. Suas folhas são de coloração verde-escura, compostas, com uma distribuição oposta, e chegam a medir 6 x 10 centímetros, com margem serreada, havendo um pecíolo longo, liso e cilíndrico e de tipo peninérvia. Já as flores, estão agrupadas por meio de inflorescencias do tipo corimbo, que medem entre 5 a 8 centímetros, com corola média e coloração roxa, por isso, muitas vezes, acaba sendo confundida com as flores do ipê roxo. São flores zigmorfas e gamopétalas. O cálice é do tipo cupular, verde. A floração ocorre entre os meses de junho a setembro, sendo que a polinização se dá por meio dos pássaros e das abelhas.
Ela também produz certo tipo de fruto que pode chegar a medir 50 centímetros de comprimento, sendo estes pretos, secos e denominados como deiscentes, do tipo silíqua. A dispersão das sementes, que podem medir até 2,5 centímetros, é realizada por meio dos ventos. São de formato de asas.
A madeira do ipê rosa é considerada de excelência, com larga utilização, tanto na indústria moveleira, quanto para a fabricação de pisos e laminados. Dura e de coloração rosa, foi muito extraída durante anos. Além disso, o ipê rosa também possui características medicinais, uma vez que contém importantes substâncias como potássio, cálcio, ferro, bário, estrôncio e iodo. Também contém um excelente antibiótico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO: CLAMOR À MARIA PADILHA E EXÚ CAVEIRA

SIMPATIA: FORTÍSSIMO FEITIÇO DE AMARRAÇÃO COM ESPERMA

ORAÇÃO PODEROSA DA DAMA DA NOITE PARA TRAZER O EX DE VOLTA