ERVAS CURATIVAS: OS BENEFÍCIOS DOS CHÁS






Ninguém duvida das virtudes medicinais dos chás, um conhecimento milenar. Nos anos 50, porém, por conta da evolução da indústria farmacêutica, o uso das plantas medicinais diminuiu muito, pois foram substituídas pelos medicamentos sintéticos. Já na década de 80, o interesse pelos fitoteparicos voltou a crescer e, hoje, há investimentos para a pesquisa neste área. Afinal, é inegável que as ervas podem curar de forma mais barata e muito eficaz.

Os chás potencializam os benefícios específicos de cada planta e ainda ajudam o metabolismo no processo de desintoxixação através das catequinas. Eles também estimulam a hidratação do organismo o que auxilia o funcionamento intestinal, a produção de enzimas digestivas, o equilíbrio hídrico de todas as células, diminuindo inclusive inchaços. 
"Os chás potencializam os benefícios específicos de cada planta e ainda ajudam o metabolismo no processo de desintoxixação"

Porém, é necessário fazer bom uso deles. O chá de pata da vaca, por exemplo, é recomendado para controle da glicemia em diabéticos, mas não é possível simplesmente trocar a insulina e os remédios pelo chá sem orientação médica.

O chá mate e o chá preto, por sua vez, podem impedir a absorção de ferro e cálcio por conter tanino.

Conheça algumas ervas de efeito comprovado, lembrando sempre de usa-las com sabedoria, especialmente se sofrer de alguma doença.  

CHÁ DIURÉTICO

Estimula o funcionamento dos rins, diminuindo inchaços (edemas) e, com isso, pode ajudar no controle da hipertensão arterial. Podem ser usadas as seguintes ervas:
- Chapéu-de-couro
- Rosa-mosqueta
- Folha de abacate
- Quebra-pedra - Cavalinha  

CHÁ LAXATIVO

Auxilia no funcionamento intestinal. Podem ser usadas as seguintes ervas:
- Folhas de sene
- Jalapa
- Funcho (ou carqueja)  

CHÁ TRANQUILIZANTE

Age como indutor de sono e tranquilizante. Podemos usar:
- Folhas de melissa
- Sementes de maracujá doce
- Erva cidreira
- Alfazema 

CHÁ ANTI-GRIPAL

Auxilia no alívio de quadros gripais, resfriados e descongestionante de vias aéreas respiratórias. Podem ser usadas as seguintes receitas:
- Aquecer 1 litro de água até ferver, apagar o fogo e adicionar 6 colheres de sopa de mel e suco de 5 limões
- Aquecer 1 litro de água até quase ferver, apagar o fogo e adicionar 3 colheres de sopa de folhas de menta e 8 cravos.
- Abafar durante 5 minutos e passar numa peneira. 

CHÁ DIGESTIVOS

Elimina gases intestinais, harmoniza o estômago, alivia contrações dolorosas do estômago e do intestino. Indicado em casos de dispepsia nervosa, enxaqueca de origem digestiva, dismenorreia, cólicas infantis, asma e espasmos brônquicos. Faça uma infusão com as seguintes ervas:
- Semente de erva-doce 
- Cascas de laranja com canela.
- Camomila
- Boldo 

CHÁ VERDE

Também conhecido como Banchá, merece destaque, já que a ciência vem comprovando suas propriedades terapêuticas e cosméticas. É rico em flavonóides, substâncias anti-oxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular precoce.

A prevenção de câncer promovida pelo chá verde é atribuída aos flavonóides e às catequinas, que têm a capacidade de bloquear as alterações celulares que originam os tumores, porém, mais estudos são necessários para comprovar esse efeito.

Além de conter manganês, potássio, ácido fólico e as vitaminas C, K, B1 e B2, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, já que os estudos associam o consumo diário deste chá a uma diminuição dos níveis sanguíneos de LDL, que é a fração ruim do colesterol e à melhora das condições das artérias. 

E os benefícios para a pele?

Estudos recentes descobriram que o chá, em creme, melhora o sistema de defesa das células contra os raios ultravioleta do tipo B e ao reduzir a inflamação causada por essa radiação, aumentaria a proteção contra o câncer de pele. Além disso, a planta do chá verde (Camellia sinensis) é rica em tanino, que também possui propriedades anti-sépticas e adstringentes, podendo ser indicada para limpeza de peles oleosas.

Além de todos esses efeitos, o chá verde é considerado termogênico, ou seja, acelera o metabolismo ajudando a queimar a gordura corporal. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO: CLAMOR À MARIA PADILHA E EXÚ CAVEIRA

SIMPATIA: FORTÍSSIMO FEITIÇO DE AMARRAÇÃO COM ESPERMA

ORAÇÃO PODEROSA DA DAMA DA NOITE PARA TRAZER O EX DE VOLTA