HORA DO PLANETA: APAGUE AS LUZES


Hora do Planeta pede que luzes se apaguem às 20h30 deste sábado

Do UOL, em São Paulo
Ampliar

Hora do Planeta em 23 de março de 201354 fotos

13 / 54
Visão do Palácio Presidencial Indiano com as luzes apagadas na Hora do Planeta, neste sábado (23) em Nova Déli Leia mais AFP/Raveendran
A organização socioambientalista WWF-Brasil promove pela quinta vez a Hora do Planeta neste sábado, 23 de março, às 20h30. Pessoas, empresas, comunidades e governos são convidados a apagar suas luzes pelo período de uma hora para mostrar seu apoio ao combate ao aquecimento global.
Na primeira edição, realizada em 2007 na Austrália, dois milhões de pessoas desligaram suas luzes. Em 2008, mais de 50 milhões de pessoas de todas as partes do mundo aderiram à ação. Em 2009, quando o WWF-Brasil realizou pela primeira vez a Hora do Planeta no Brasil, quase um bilhão de pessoas em todo o mundo apagaram suas luzes. Em 2012, o movimento atingiu mais de sete mil cidades em 152 países.
Em São Paulo, ponte Estaiada, Obelisco, mercado municipal, Pacaembu, monumento das Bandeiras, Theatro Municipal de São Paulo, arco do Anhangabaú e biblioteca Mário de Andrade apagarão as luzes.
Um dos mais famosos céticos do clima, Bjorn Lomborg, é contra a ação. Para ele, apagar as luzes por uma hora passa a impressão errada sobre as mudanças climáticas. "O aquecimento global é um problema real, mas a Hora do Planeta não é a resposta", diz. "Levada à sua conclusão lógica, se desligar as luzes por uma hora é uma boa ideia, por que não para todas as outras 8.759 horas do ano?", pergunta.
"Eletricidade e energia acessível abundante é a alma da civilização moderna e da prosperidade. Se você desligar as luzes, faça em solidariedade com os 1,3 bilhão de pessoas no mundo que vivem no frio e miséria porque não têm acesso à eletricidade. Faça isso para comemorar os benefícios da inovação e tecnologia", disse. 
Para um dos maiores pensadores do aquecimento global, a briga só será vencida com investimento em energias limpas e baratas. Em fevereiro, Lomborg deu uma entrevista exclusiva para o UOL onde explicou sua linha de busca por soluções simples e inteligentes e também deu dicas de o que poderia fazer para São Paulo ser uma cidade melhor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO: CLAMOR À MARIA PADILHA E EXÚ CAVEIRA

SIMPATIA: FORTÍSSIMO FEITIÇO DE AMARRAÇÃO COM ESPERMA

ORAÇÃO PODEROSA DA DAMA DA NOITE PARA TRAZER O EX DE VOLTA