EUROPA PODE CONSIDERAR FRIO BRUTAL




Europa pode considerar frio brutal nos próximos dias

Sexta-feira, janeiro 25, 2013

*Falência total do vórtice polar pode levar a rigoroso fevereiro na América do Norte e na Europa e a um tempo austero de potencial significativo durante 27-29 de janeiro*
Torna-se evidente que a Europa pode interceptar uma remessa de ar brutalmente frio nas próximas semanas como resultado da falência do vórtice polar.
O que é mostrado acima é a vorticidade potencial (PV) do modelo Europeu previsto por dez dias corridos no nível isentrópico de 380 K. O nível isentrópico é um nome fantasia para apenas uma outra camada da atmosfera. 380K expressa cerca de 200 milibares – essencialmente a corrente de jato. Em áreas de vorticidade de potencial elevado, são encontrados centros de baixa pressão. Esses gráficos são úteis na identificação de fragmentos do vórtice polar no período de inverno quando eles racham, como nesta situação.
A imagem acima retrata um fragmento sólido do vórtice polar deslocando-se ao sul para a Europa na previsão de 10 dias a tempo de levar frio potencialmente prejudicial. Nós não estamos falando sobre algum sistema de pressão mais potente do que o nível normal, isto é um fragmento do vórtice polar aqui. Se nós realmente olharmos ele vem do sul, as temperaturas poderiam cair bem abaixo de zero (Fahrenheit) em muitos locais em todo o continente.
Agora, dependendo de quanto tempo este vórtice permanece no local, o que eu não acredito que será um longo tempo devido a um padrão atmosférico mais progressivo, a intensidade do frio poderia aumentar. Contudo, como um resultado dessa progressividade e pelo fato de que o vórtice é muito fraco para manter qualquer frio de quebrar ossos, isso poderia não ser tão prejudicial como está se tratando de ser. Entretanto, os idosos e os jovens podem precisar de assistência durante o período de 10 a 14 dias se isso se concretizar, porque frio é frio, e frio intenso pode ser prejudicial.
Andrew
***
Tradução para o português: Zulma Peixinho
***
Data 20.01.2013

Mundo

Inverno rigoroso causa transtornos na Europa

No sudoeste alemão, chuva e neve deixam estradas escorregadias e perigosas. Autoridades bloqueiam trânsito em diversas rodovias. Centenas de voos foram cancelados nos maiores aeroportos da Europa.
Em diversas regiões da Europa, tempestades e neve deixam ruas e estradas escorregadias. Os aeroportos da Alemanha, Reino Unido e França cancelaram centenas de voos no decorrer do fim de semana: de Frankfurt deixaram de sair 130 voos; dos parisienses Charles de Gaulle e Orly, foram cancelados 40% dos voos previstos. No aeroporto Heathrow, o maior de Londres, 100 voos foram anulados. Milhares de pessoas foram obrigadas a passar a noite nos aeroportos, em função dos cancelamentos.
O tráfego ferroviário também ficou debilitado na Alemanha e na França, com diversos atrasos – muitos trens não podem andar em alta velocidade, devido ao excesso de neve. O Eurostar, trem que liga o continente europeu a Londres, sofreu cancelamentos e atrasos por causa do mau tempo. Na Irlanda do Norte, algumas regiões ficaram sem energia elétrica.
Rodovias com trânsito impedido
No estado alemão de Baden-Württemberg, a polícia impediu o acesso a diversas rodovias, devido às pistas escorregadias. Na cidade de Ludwigsburg, foi suspenso o trânsito de ônibus urbanos neste domingo (20/01).
Excesso de neve é retirado do estádio de futebol Allianz Arena, em Munique
O inverno rigoroso causou diversas mortes na Europa durante o fim de semana. Nas estradas escorregadias da França, morreram seis pessoas, entre elas, três soldados que haviam participado da missão militar do país no Mali.
Nas montanhas da Escócia, quatro participantes de um grupo de escalada morreram em consequência de uma avalanche de neve quando desciam o monte Bidean Nam Bian, no oeste do país.
Espanha e Portugal
Na espanhola Cartagena, dois homens morreram depois de terem sido empurrados contra um muro por uma forte tempestade, segundo informaram as autoridades locais. Na Galícia, no noroeste do país, várias ruas foram inundadas e árvores derrubadas em consequência do mau tempo.
Em Portugal, um idoso de 85 anos foi jogado contra a porta de sua casa e morreu em consequência de uma fratura no crânio. As autoridades portuguesas registraram diversos deslizes de terra, inundações e interrupções no fornecimento de energia elétrica no país.
SV/dpa/afp/rtr
Revisão: Marcio Damasceno
****
nota: em 2012 a Europa já havia passado por evento semelhante:
Edição do dia 07/02/2012

Frio polar já provocou a morte de 
360 pessoas no inverno europeu

A Itália, onde 25 pessoas morreram, anunciou medidas para garantir calefação nas casas. A situação mais grave é na Ucrânia, que está com hospitais lotados e tem o maior número de vítimas: 135 mortos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO: CLAMOR À MARIA PADILHA E EXÚ CAVEIRA

SIMPATIA: FORTÍSSIMO FEITIÇO DE AMARRAÇÃO COM ESPERMA

ORAÇÃO PODEROSA DA DAMA DA NOITE PARA TRAZER O EX DE VOLTA