ERVAS CURATIVAS - HIBISCUS


 
Nome científico: Hibiscus sabdariffa L.
 
Popularmente chamada de vinagreira, caruru-azedo ou quiabo-roxo, é um arbusto semi-lenhoso, bianual ou perene, ereto ou ramificado conforme a condução. Com origem controversa, África ou Ásia, pode chegar aos 3 metros de altura. É cultivada comercialmente, devido às suas propriedades medicinais, mas também tem seus usos ornamental, têxtil e culinário. Apesar da África ser o maior produtor, o maior exportador é a Alemanha, que agrega valor aos cálices importados da África.
 
Seus princípios ativos - São o ácido ascóbico (vitamina C), ácido cítrico, ácido málico, ácido hibisco, ácido oxálico e oxalato de potássio, antocianinas, delfinidinas e flavonóides como gossipetina, hibiscina, hibiscetina.
 
Como usar? - A infusão pode ser feita com qualquer planta, mas o melhor sabor esta nos cálices das flores, quando se prepara o famoso chá de hibiscus ou suchás. Os cálices florais podem ser utilizados também no preparo de picles, geléias e molhos. E, os grandes chefs, os têm usado também no preparo de saladas cruas ou cozidas, acompanhando pratos exóticos.
 
 
Sua produção e uso alimentar-terapêutico - Entre o plantio e a colheita são 6 meses. Um arbusto que alcança até 2 metros de altura. Dá apenas uma floração por planta, que portanto precisa ser replantada anualmente. Este hibisco, embora da mesma família, não tem nada que ver com os hibiscos decorativos que vemos em jardins e paisagismos.
 
Propriedades Medicinais - Tem sido confirmadas suas ações como albuminóide, anestésica, aromatizante, antiescorbútica, aperiente, corante, digestiva, desintoxicante (laxante suave), diurética, vasodilatadora periférica, estomática, emoliente.
 
Principais Indicações - Dieta de emagrecimento, fortalecimento dos cabelos, anti-escorbútica, espasmo gastrintestinal, constipação intestinal, hemorróidas, espasmo e cólica uterina, má digestão, gastrenterite, falta de apetite, hipertensão (diurética), problemas de pele e varizes e calmante.
 
 

FLORAIS DE HIBISCUS
 
Hibisco Rosa (Hibiscus rosa sinensis)

Família Botânica: Malvaceae – Sistema Floral: Filhas de Gaia
Trabalha: Trazendo de volta o sentido do sagrado, a sacralidade da sexualidade feminina. Integração da sexualidade e espiritualidade no coração. Traz a aceitação da sensualidade como parte integrante da experiência do espírito na matéria, e a pureza como força motriz do amor. Re-sincroniza a sexualidade feminina e masculina com a Lei Maior. Palavras Chave: abuso, espiritualidade, trauma, sexualidade
 
Hibiscus (Hibiscus rosa sinensis L.)

Família Botânica: Malvaceae – Sistema Floral: Florais de Minas
Trabalha: Para aquela personalidade que não consegue uma fusão psíquica com seu parceiro. Para os relacionamentos afetivos repletos de rusgas, dissabores, desentendimentos, intolerâncias e repreensões. Quando há um mau humor recíproco na convivência do casal e a criatividade do relacionamento é dissociativa. Coadjuvante na impotência sexual psicológica e na frigidez feminina, quando decorrentes de uma falha de sincronização vibracional entre os parceiros. A essência ajuda o casal a suplantar o conflito e então usufruir o enorme potencial criativo latente nas polaridades em harmonia. Palavras Chave: Relacionamentos, Convivência do Casal, Intolerância
 
Hibiscus (Hibiscus rosa sinensis)

Família Botânica: Malvaceae – Sistema Floral: Florais da Califórnia
Trabalha: Inabilidade em desfrutar da experiência sexual; falta de calor afetivo e vitalidade, frequentemente decorrente de falsas expectativas de uma cultura, ou de situações em que a pessoa se sentiu usada ou abusada. Traz Calor afetivo e resposta na expressão da sexualidade; integração da afetividade da alma com a paixão física. Palavras Chave: abertura para sexualidade, afeto, atração, beleza, desejo sexual, entrega, exuberância, feminilidade, receptividade.
 
 
 
Mater-Paternarum (Fórmula Composta)

Composição: Amaranthus, Artemisia, Coffea, Helianthus, Hibiscus, Inga, Lilium, Matricaria, Ruta, Trimera e Vitis. – Sistema Floral: Florais de Minas Trabalha: para equilibrar as manifestações psicológicas masculinas e femininas. Opera atenuando a exacerbação tanto do masculino (prepotência, tirania, dificuldade de enquadrar-se em hierarquias, instinto possessivo e dominador) quanto do feminino, principalmente no casamento. Útil para tratar as perturbações de natureza sexual geradas na gestação ou no relacionamento conflituoso com o pai ou com a mãe na infância. A fórmula colabora para a busca de um novo equilíbrio nas polaridades sexuadas da alma, o que deverá refletir na manifestação mais harmoniosa dos gêneros, em especial, em seus atributos familiares (pai e mãe). Palavras Chave: integração masculina e feminina, conflito com os pais.
 
Fórmula do Adolescente (Fórmula Composta)

Composição: Bougainvillea, Hibiscus, Ipomea, Jasminum, Lantana, Lavandula, Millefolium, Origanum e Vernonia. – Sistema Floral: Florais de Minas
Trabalha: nos distúrbios gerais que frequentemente se manifestam no período da adolescência: desobediência, ilusão com autoimagem falsa, ilusão com mitos duvidosos (fetiche), tendência ao vício e ao desregramento nos hábitos cotidianos, revolta, espírito de grupo, insegurança, dúvida, baixa autoestima, solidão, inibição, timidez. Esta composição floral é ressonante com as vibrações associadas à autodeterminação, à conexão com o propósito interno e com a verdadeira vocação, potencializando o amadurecimento psíquico e biológico, a autoestima, a criatividade e engenhosidade, a ternura na sexualidade e o equilíbrio entre a vontade individual e o propósito do social. Palavras Chave: adolescência, autoconfiança, autoestima, insegurança, realização profissional, solidão, timidez, vocação.
 
 
 
Fórmula Segundo Chakra (Fórmula Composta)

Composição: Aristoloquia, Hibiscus, Hymenaea, Lactuca, Lilium e Origanum. – Sistema Floral: Florais de Minas.
Trabalha: Potencializando as atitudes criativas nos relacionamentos, sexo e reprodução. Facilita a assimilação de novas ideias. Estimula os impulsos de continuidade em todos os níveis e a noção de perpetuação, de realizar algo que marque a história. Confere capacidade de se perceber “movimentando com o externo, com o mundo”. Útil como coadjuvante: no tratamento das disfunções da próstata, colites, síndrome de irritabilidade intestinal, má absorção de nutrientes pelo intestino delgado, distúrbios na flora gastrintestinal, prisão de ventre, distúrbios sexuais e dores lombares.
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO: CLAMOR À MARIA PADILHA E EXÚ CAVEIRA

SIMPATIA: FORTÍSSIMO FEITIÇO DE AMARRAÇÃO COM ESPERMA

ORAÇÃO PODEROSA DA DAMA DA NOITE PARA TRAZER O EX DE VOLTA