26 de mai de 2012

BOM FIM DE SEMANA





25 de mai de 2012

SALVE MILAGROSA SANTA SARA KALI







Salve Santa Sara Kali!
Salve o povo cigano.

Santa Sara Kali...
(A cigana escrava que venceu os mares com sua fé e virou santa)

Conta a lenda que Maria Madalena, Maria Jacobé, Maria Salomé, José de Arimatéia e Trofino, junto com Sara, uma cigana escrava, foram atirados ao mar, numa barca sem remos e sem provisões.

Desesperadas, as três Marias puseram-se a orar e a chorar.

Aí então Sara retira o diklô (lenço) da cabeça, chama por Kristesko (Jesus Cristo) e promete que se todos se salvassem ela seria escrava de Jesus, e jamais andaria com a cabeça descoberta em sinal de respeito.

Milagrosamente, a barca sem rumo e à mercê de todas as intempéries, atravessou o oceano e aportou com todos salvos em Petit-Rhône, hoje a tão querida Saintes-Maries-de-La-Mer.

Sara cumpriu a promessa até o final dos seus dias.

Sua história e milagres a fez Padroeira Universal do Povo Cigano, sendo festejada todos os anos nos dias 24 e 25 de maio.

Segundo Míriam Stanescon - Rorarni (princesa do clã Kalderash), deve ter nascido deste gesto de Sara Kali a tradição de toda mulher cigana casada usar um lenço que é a peça mais importante do seu vestuário: a prova disto é que quando se quer oferecer o mais belo presente a uma cigana se diz:

Dalto chucar diklô (Te darei um bonito lenço).

Além de trazer saúde e prosperidade, Sara Kali é cultuada também pelas ciganas por ajudá-las diante da dificuldade de engravidar.

Muitas que não conseguiam ter filhos faziam promessas a ela, no sentido de que, se concebessem, iriam à cripta da Santa, em Saintes-Maries-de-La-Mer no sul da França, fariam uma noite de vigília e depositariam em seus pés como oferenda um diklô, o mais bonito que encontrassem.

E lá existem centenas de lenços, como prova que muitas ciganas receberam esta graça.

Para as mulheres ciganas, o milagre mais importante da vida é o da fertilidade porque não concebem suas vidas sem filhos.

Quanto mais filhos a mulher cigana tiver, mais dotada de sorte ela é considerada pelo seu povo.

A pior praga para uma cigana é desejar que ela não tenha filhos e a maior ofensa é chamá-la de DY CHUCÔ (ventre seco).

Talvez seja este o motivo das mulheres ciganas terem desenvolvido a arte de simpatias e garrafadas milagrosas para fertilidade.

*ORAÇÃO EM ROMAIN:

Manglimos Katar e Santa Sara Kali Tu Ke San Pervo Icana Romli Anelumia Tu Ke Biladiato Le Gajie Anassogodi Guindiças Tu Ke daradiato Le Gajie, Tai Chudiato Anemaria Thie Meres Bi Paiesco Tai Bocotar Janes So Si e Dar, E Bock, Thai O Duck Ano Ilô Thiena Mekes Murre Dusmaia Thie Açal Mandar Thai Thie Bilavelma Thie Aves Murri Dukata Angral O Dhiel Thie Dhiesma Bar, Sastimôs Thai Thie Blagois Murrô Traio Thie Diel O Dhiel.


*VERSÃO EM PORTUGUÊS:

Tu que és a única Santa Cigana do Mundo.

Tu que sofrestes todas as formas de humilhação e preconceitos.

Tu que fostes amedrontada e jogada ao mar.

Para que morresses de sede e de fome.

Tu sabes o que é o medo, a fome, a mágoa e a dor no coração.

Não permitas que meus inimigos zombem
de mim ou me maltratem.

Que Tu sejas minha advogada perante à Deus.

Que Tu me concedas sorte, saúde e que abençoe a minha vida.

AMÉM.

RECEITA: NHOQUE DE FORNO

Ingredientes
2kg de batatas sem casca
2 xícaras (chá) de leite
3 colheres (sopa) de sal grosso
4 folhas de louro
6 colheres (sopa) de manteiga
1 lata de creme de leite sem soro
3 ovos
1 1/2 xícara (chá) de farnha de trigo
2 xícaras (chá) de presunto ralado
2 xícaras (chá) de queijo mussarela ralado
3 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de alho picado
10 tomates maduros
Sal e pimenta do reino a gosto
1/2 xícara (chá) de folhas de manjericão
100g de queijo parmesão ralado
Modo de preparo

Em uma panela, coloque as batatas com o leite, o sal grosso, o louro e cubra com água.
Cozinhe em fogo médio até amaciarem.
Escorra e esprema as batatas.
Na batata ainda quente, misture a manteiga e o creme de leite.
Quando estiver frio, misture o ovo e a farinha até formar uma massa lisa.
Espalhe metade da massa em um refratário grande e distribua o presunto e a mussarela.
Cubra com a massa restante e reserve.
Em uma panela, aqueça o azeite em fogo médio, refogue o alho até começar a dourar, adicione o tomate e refogue por mais 3 minutos.
Bata no liquidificador e volte à panela.
Tempere com sal e pimenta, coloque metade do manjericão e espere ferver.
Retire, despeje sobre o nhoque e polvilhe com o parmesão.
Leve ao forno médio, preaquecido, por 15 minutos.
Retire, espalhe o manjericão restante e sirva.

LENDAS



A MANSÃO HIMURO

VALE MUITO APENA LER ESSA HISTÓRIA DE UMA DAS MANSÕES MAIS ASSUSTADORAS DO JAPÃO QUE SERVIU DE INSPIRAÇÃO PARA O JOGO FATAL FRAME


Fatal Frame é basicamente baseado na história verdadeira (e também não lenda) que cerca a mansão Himuro, no Japão. Há rumores de a mansão ser o palco das mortes violentas de uma família japonesa e vários de seus associados, algumas décadas atrás.
A família Himuro participava de um específico e enigmático ritual xintoísta com o nome de "Ritual de Estrangulamento", que era usado para selar o karma ruim da Terra. O Karma, chamado "Malice" (ou Malícia), emergiria em uma data específica perto do final do ano de um portal no jardim interno da mansão. Para prevenir isso, uma donzela era escolhida ao nascer e isolada do mundo externo para ser criada como um cordeiro para sacrifício. Isso era feito para prevenir que ela, a "Donzela do Santuário da Corda", adquirisse qualquer ligação com o mundo externo, o que arruinaria o ritual. Antes do "Ritual de Estrangulamento", outra donzela era escolhida para o "Ritual do Demônio Cego" que, ao ser amarrada, sua face era forçada contra uma máscara de madeira com espetos nos locais onde deviam estar os olhos. A relação dessa prática com o "Ritual do Estrangulamento" não é conhecida, mas aparentemente era necessária para o sucesso.
Após o tempo certo ter passado, chegaria o dia do "Ritual do Estrangulamento" para a "Donzela do Santuário da Corda", onde ela seria atada por cordas nos seus pulsos, tornozelos e pescoço. As cordas eram amarradas a times de bois, que puxavam radialmente do corpo da menina, arrancando seus membros de seu corpo. Não é conhecido se ela estava morta antes de seus membros serem arrancados, entretanto, é lógico que a corda do pescoço a sufocaria, apesar de ela estar sentindo uma dor agonizante. As cordas usadas para amarrar seus apêndices seriam ensopadas com seu sangue e cruzadas no portal da Malícia. Mas o portal só permaneceria fechado por aproximadamente 75 anos antes de o ritual se repetir. Por gerações, essa tradição era passada pela família Himuro, o chefe da família sempre participava dos procedimentos.
Porém a honra da família levou ao desastre. Durante o último "Ritual de Estrangulamento" registrado, é dito que a "Donzela do Santuário da Corda" avistou um homem do lado de fora da mansão vários dias antes do ritual. Ela se apaixonou por ele, e seu novo apegamento à Terra manchou seu sangue e seu espírito; o ritual e seu sacrifício falharam miseravelmente. O chefe soube do acontecido e perdeu sua sanidade. Ele correu pela mansão assassinando sua família, os sacerdotes, e qualquer desafortunado que estivesse visitando a mansão na ocasião. Envergonhado com sua falha de prevenir a calamidade, ele caiu sobre sua própria katana, cometendo o harakiri. A Família Himuro e os rituais performados por ela agora estavam mortos. As pessoas locais ficaram quietas quanto a história, e eles não estavam nada ansiosos para descobrir detalhes das mortes. Ainda hoje, esforços são feitos para descobrir mais informações sobre a família e sua tragédia, mas os registros são poucos.

SIMPATIA: PARA AMBIÇÃO EXAGERADA



Se você ou alguém é ambiciosa demais e quer que isso acabe, peça a ajuda de São Francisco de Assis. Sempre que for comprar algo, faça uma oração pedindo ao Santo que lhe dê consciência de gastar com o que for realmente necessário. Guarde uma pequena quantia do troco que receber dessas compras em um lugar seguro. Quando tiver bastante, dê metade do que juntou a uma família carente.

ERVAS CURATIVAS: MATA CABRAS



Mata Cabras: Muito utilizado para afugentar eguns e destruir larvas astrais. As pessoas que a usam não devem tocá-la sem cobrir as mãos com pano ou papel, para depois despachá-la na encruzilhada. O povo indica o cozimento de suas folhas e caules para tirar dores dos pés e pernas, com banho morno.

24 de mai de 2012

ERVAS CURATIVAS: MARIA MOLE



Maria Mole: Aplicada nos banhos de limpeza e descarrego, muito procurada para sacudimentos domiciliares. O povo a indica em cozimento nas dispepsias e como excelente adstringente.

SIMPATIA: PARA ACABAR COM AFLIÇÕES



Não deixe que as aflições atrapalhem a sua vida. Logo de manhã, acenda 1 vela branca sobre 1 prato branco à Nossa Senhora das Dores, reze 1 Salve-Rainha, olhando por alguns instantes para a chama da vela. Espere a vela queimar inteiramente e, em 1 pedaço de papel branco, escreva o que a está afligindo. Junte o que sobrar da vela ao papel, embrulhe 1 pedaço de jornal velho e jogue em tudo em um lixo longe da sua casa. Como forma de agradecimento à Santa, reze 1 Salve-Rainha no dia 15 de setembro, dia em que se dedicam orações e homenagens a Nossa Senhora das Dores.

RECEITA: SALADA COMPLETA DELICIOSA



Ingredientes
•1 maço de alface crespa lavado
•1 cenoura ralada
•1 xícara (chá) de queijo mussarela ralado
•1 xícara (chá) de palmito fatiado
•1/2 xícara (chá) de tomate secom em tiras
•6 fatias de presunto
•4 colheres (sopa) de azeite
•1 colher (sopa) de salsa picada
•1 colher (chá) de orégano
•Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

•Em uma travessa grande, disponha as folhas de alface, espalhe a cenoura, a mussarela, o palmito e o tomate seco.
•Enrole as fatias de presunto, uma a uma, como rocambole e corte em fatias.
•Coloque sobre a salada.
•Regue a salada com o azeite e tempere com a salsa, o orégano, sal e pimenta.
•Sirva em seguida.

23 de mai de 2012

SIMPATIA: ABENÇOE SEU LAR



Numa sexta-feira de Lua Cheia, exatamente à meia-noite, fique em frente à porta de entrada da sua casa, segure 1 cruz de madeira com a mão direita e diga:
A Ti, Deus Pai Onipotente, humildemente peço que bendigas a entrada desse local. Peço que Te dignes a santificar essa moradia como abençoastes a casa de Abraão e de Jacó.
E fizestes estar dentro dela os Teus santos anjos. Faz, então, que tais anjos guardem e defendam esse lugar de todo o mal. Dá, Senhor, a esse santo lar a abundância da virtude celeste e toda a felicidade desta Terra. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor.
No dia seguinte, leve a cruz para ser benzida com água benta por um padre e pendure atrás da porta.

ERVAS CURATIVAS: MANJERIOBA



Manjerioba: Utilizada nos banhos fortes, nos descarregos, nas limpezas pessoais e domiciliares e nos sacudimentos pessoais, sempre do pescoço para baixo. O povo a indica como regulador menstrual, beneficiando os órgãos genitais. Utiliza-se o chá em cozimento.




TAMBEM CONHECIDA COMO MALVARISCO.

RECEITA: MOUSSE DE GELATINA COM IOGURTE

Ingredientes

•1 pacote de gelatina de morango
•1 copo de iogurte natural desnatado
•1 xícara (chá) de morango picado
Modo de preparo

•Prepare a gelatina com metade da água recomendada na caixinha.
•Leve à geladeira até quase endurecer.
•Retire, coloque no liquidificador, junte o iogurte e o morango e bata até ficar homogêneo.
•Despeje em taças individuais e leve à geladeira novamente para gelar.

22 de mai de 2012

RECEITA: ARROZ À GREGA, FÁCIL

Ingredientes

•2 colheres (sopa) de óleo
•1 dente de alho espremido
•1/2 xícara (chá) de cebola picada
•1 xícara (chá) de cenoura em cubos pequenos
•1/2 xícara (chá) de pimentão amarelo em cubos pequenos
•1 xícara (chá) de vagem cozida picada
•Sal e pimenta do reino a gosto
•4 xícars (chá) de arroz cozido
•Salsa para decorar
Modo de preparo

•Em uma panela, aqueça o óleo em fogo médio e frite o alho e a cebola até dourar.
•Adicione a cenoura, o pimentão e a vagem.
•Tempere com sal e pimenta e frite por 3 minutos.
•Coloque o arroz e refogue por 5 minutos.
•Transfira para um refratário fundo e pressione levemente com a ajuda de um pano de prato limpo.
•Vire em uma travessa e decore com folhas de salsa a gosto.
•Sirva em seguida.
Rendimento: 4 porções

SIMPATIA PODEROSA PARA ARRUMAR EMPREGO



Essa simpatia poderosa para arrumar emprego realmente funcionará se feita com muita fé, acreditando realmente que você conseguirá a vaga pretendida. Muitas simpatias ou orações perdem seu efeito se quem as faz, não coloca seu mais profundo desejo de que isso aconteça de fato. Por isso, faça essa simpatia num momento tranquilo, sem maus pensamentos, ou mente conturbada. Procure estar em paz nesse momento. Somente assim, sua Força Interior, poderá entrar em contato com o Poder Superior. E é nesse momento que, tudo o que você pedir, e que for para o seu bem e o bem das pessoas que lhe cercam, o Poder Superior lhe dará, como um pai dá ao seu filho o que ele tanto precisa, com muito amor. Portanto, nada de corre-corre e fazer por fazer!
Ingredientes necessários
1 maço de velas (comuns)
Carteira Profissional (sua, ou a de quem quer ajudar)
1 folha de papel em branco
! caneta esferográfica

Como fazer a simpatia poderosa para arrumar emprego
Acenda uma vela num local seguro, acima de sua cabeça. Fazendo, nesse exato momento sua oração predileta (pode ser um Pai Nosso, uma Ave Maria, por exemplo).
Agora, peça ao seu Anjo de Guarda para que o(a) ajude na conquista dessa vaga de emprego tão desejada e precisa. Pegue o papel em branco e escreva nele seu nome completo (ou o nome de quem você quer ajudar). Abaixo do nome, coloque o nome da empresa ou instituição pública que deseja trabalhar. Abaixo disso coloque a seguinte frase: “Obrigado por ter me ajudado nessa missão, lhe agradeço porque conseguirei esse emprego graças a você meu Anjo de Luz!”
Dobre esse papel e o coloque dentro de sua Carteira de Trabalho, ao lado da vela.
Repita todo esse ritual por sete dias.

ORAÇÃO PARA UM BOM PARTO

(Para mulheres a caminho do Hospital ou em trabalho de parto)


Meu Deus, minha Senhora. Faça com que esta criatura venha ao

mundo rodeada de proteção e amparo. Que a Benção de São

Gabriel, São Gaspar, São Melchior e São Balthasar esteja com ela.

Eu sou a Porta, Senhor me abençoe nesta hora milagrosa.

Amém!

*Recomenda-se levar esta Oração num pequeno saquinho sob o leito.

ERVAS CURATIVAS: MANGUEIRA



Mangueira: É aplicada nos banhos fortes e nas obrigações de ori, misturada com aroeira, pinhão-roxo, cajueiro e vassourinha-de-relógio, do pescoço para baixo. Ao terminar, vista uma roupa limpa. As folhas servem para cobrir o terreiro em dias de abaçá. Na medicina caseira é indicada para debelar diarreias rebeldes e asma. O cozimento das folhas, em lavagens vaginais, põe fim ao corrimento.

21 de mai de 2012

ORAÇÃO: BENÇÃO FINANCEIRA







Um amigo me garantiu, que depois de orar respeitosamente e com muita fé, essa oração, ele conseguiu o emprego que tanto almejava.








Acredito piamente nesta pessoa, portanto, resolvi passá-la à vocês:








A benção financeira:

Deus Pai Celestial, o mais cortês e amoroso, eu te invoco, Tu que bendiz minha família abundantemente.
Sei que Tu reconheces, que uma família é mais do que só uma mãe, pai, irmã e irmão, marido e esposa, senão um grupo onde todos creem e confiam em Ti.
Deus meu, Te elevo esta oração para que me bendigas financeiramente.
Assim também desejo esta benção financeira não só à pessoa, que me enviou (diga o nome da pessoa), como a todos aqueles a quem enviarei e a todos que mais adiante a receberem. Sabemos do poder da oração unida por todos aqueles que creem e confiam em Ti.

Pai Amado, és o mais poderoso que pode existir.
Eu te agradeço de antemão por Tuas bênçãos.
Que DEUS Pai entregue agora mesmo à pessoa que lê isto, a abundância e misericórdia para o cancelamento de suas dívidas e cargas econômicas, que floresçam seus bens, de acordo com a Sua vontade Divina, em harmonia perfeita para todo o mundo, e sob Sua Graça Divina.
Que Ele derrame Sua piedosa sabedoria e que possamos ser bons servidores e administradores das bênçãos financeiras de Deus.
Sabemos o maravilhoso e poderoso que És Pai Nosso e sabemos que se apenas Te obedecermos e caminharmos em Tua Palavra , ainda que tenhamos a fé do tamanho de uma semente de mostarda, Tu derramarás sobre todos nós Tuas bênçãos.
Te agradeço agora Pai e Senhor Nosso, pelas bênçãos que acabamos de receber
e as bênçãos que hão de vir.
Em nome de Jesus Cristo, Deus, Amém.

Gaste 60 segundos para enviar de uma só vez, a 30 pessoas e dentro de horas terá uma multidão orando por nós e por todos que receberem esta oração SANTA!!

'O Senhor te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos, e fortificará teus ossos; serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas jamais faltam.' (Isaias 58:11)

ERVAS CURATIVAS: JURUBEBA





Jurubeba: Utilizada em banhos preparatórios de filhos recolhidos ao ariaxé. Na medicina caseira, o chá de suas folhas e frutos propiciam um melhor funcionamento do baço e fígado. É poderoso desobstruíste e tónico, além de prevenir e debelar hepatites. Banho de assentos mornos com essa erva propiciam melhores às articulações das pernas.







TAMBÉM CONHECIDA COMO FICHEIRO

RECEITA: CARNE NO REQUEIJÃO

Ingredientes

•1 pacote de brócolis congelado (300g)
•1 litro de água quente
•1,2kg de fraldinha limpa em tiras
•Sal e pimenta do reino a gosto
•1 colher (chá) de amaciante para carnes
•1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
•1 cebola grande em cubos
•1 colher (sopa) de molho inglês
•1 lata de palmito fatiado
•300g de requeijão tipo catupiry
•Queijo parmesão ralado para polvilhar
Modo de preparo

•Coloque o brócolis congelado em uma peneira, despeje a água quente escorrer.
•Tempere a carne com sal, pimenta e o amaciante.
•Aqueça uma panela, em fogo médio com a margarina e doure a carne por 6 minutos.
•Adicione a cebola, o molho inglês e refogue por 5 minutos.
•Em um refratário redondo, intercale camadas de carne de brócolis, de palmito e de catupiry terminando em catupiry.
•Polvilhe com parmesão e leve ao forno médio, preaquecido, por 15 minutos.
•Sirva em seguida.
Rendimento: 6 porções

Tempo de preparo: 45 minutos


NOTÍCIA: FOTO RARÍSSIMA



CUB - Centro de Ufologia Brasileiro

FOTO RARÍSSIMA:

A radiação Ultra Violeta do sol. Foto tirada por Peter Rogen no topo do Monte Capa no sábado dia 4 de fevereiro de 2012.

A radiação ultravioleta (UB) é a radiação eletromagnética ou os raios ultravioletas com um comprimento de onda menor que a da luz visível e maior que a dos raios X, de 380 a 1 nm. O nome significa mais alta que (além do) violeta (do latim ultra), pelo fato que o violeta é a cor visível com comprimento de onda mais curto.

A radiação UV pode ser subdividida em UV próximo (comprimento de onda de 380 até 200 nm - mais próximo da luz visível), UV distante (de 200 até 10 nm) e UV extremo (de 1 a 31 nm).

No que se refere aos efeitos à saúde humana e ao meio ambiente, classifica-se como UVA (400 – 320 nm, também chamada de "luz negra" ou onda longa), UVB (320–280 nm, também chamada de onda média) e UVC (280 - 100 nm, também chamada de UV curta ou "germicida"). A maior parte da radiação UV emitida pelo sol é absorvida pela atmosfera terrestre. A quase totalidade (99%) dos raios ultravioletas que efetivamente chegam a superfície da Terra são do tipo UV-A.

Interessante que as faixas de radiação não são exatas. Como exemplo podemos ver que o UVA começa em torno de 410nm e termina em 315 nm. O UVB começa 330 nm e termina em 270 aproximadamente. Os picos das faixas estão em suas médias.

Seu efeito bactericida faz com que seja utilizada em dispositivos com o objetivo de manter a assepsia de certos estabelecimentos comerciais.

Outro uso é a aceleração da polimerização de certos compostos.



A radiação emitida pelo sol é composta por ondas eletromagnéticas de diversos comprimentos. Ao conjunto dessas ondas é dado o nome de espectro luminoso. A luz que podemos enxergar, chamada luz visível, corresponde apenas a uma pequena faixa do espectro e vai do comprimento de onda vermelho até o violeta.

As ondas abaixo do vermelho são denominadas de raios infravermelhos e aquelas acima do violeta correspondem à radiação ultravioleta. Esses tipos de raios não são visíveis ao olho humano.

Radiação ultravioleta e camada de ozônio
A radiação ultravioleta, também conhecida pela sigla UV, pode ser subdividida em três tipos de raios, UVC, UVB e UVA, de acordo com o seu comprimento de onda. A camada de ozônio que envolve a Terra consegue absorver grande parte desses raios, impedindo que boa parte deles chegue à superfície terrestre.

Essa camada protetora vem, no entanto, sendo destruída por produtos fabricados pelo homem e se tornando mais fina em diversas regiões do planeta, originando os famosos buracos na camada de ozônio. Uma das regiões mais afetadas é a Antártida, mas os Estados Unidos, a China e o Japão também já estão apresentando sinais do problema.

Perigos dos raios UV
Os raios UV podem causar sérios danos à saúde, como o envelhecimento precoce, o câncer de pele, problemas oculares e até mesmo alterações no sistema imunológico.

Os raios UVB são responsáveis por queimaduras na pele, ou seja, por aquelas manchas vermelhas e ardidas que surgem quando vamos à praia sem protetor solar. Já os raios UVA não provocam essa reação superficial. Porém, são capazes de penetrar em camadas mais profundas. A exposição excessiva a esses raios, ao longo do tempo, danifica a pele e favorece o surgimento de câncer.

Ao atingir os olhos, essa radiação pode provocar o surgimento da catarata, doença caracterizada por lesões oculares que tornam o cristalino (espécie de lente dos nossos olhos) opaco, levando à perda parcial ou total da visão.

Os cientistas estimam que, para cada 1% de perda da camada de ozônio, podem surgir cerca de 50 mil novos casos de câncer e 100 mil problemas oftalmológicos ao redor do mundo.

Protetor solar
Para nos protegermos dos efeitos nocivos dos raios UV devemos tomar alguns cuidados. Um deles é evitar se expor ao sol entre dez da manhã e três da tarde, horário em que o sol é mais forte. Além disso, ao praticar atividades ao ar livre ou ao passar o dia na praia, devemos nos proteger com chapéus, óculos de sol e aplicar o protetor solar.

O protetor solar atua como uma barreira química que absorve os raios UV, impedindo que eles danifiquem a pele. Protetores que formam uma camada opaca sobre o corpo atuam também como uma barreira física, refletindo a luz solar.

O fator de proteção solar (FPS) indica o grau de proteção contra os raios UVB. O número do FPS indica quanto tempo você pode ficar exposto ao sol antes de começar a se queimar. Por exemplo, uma pessoa que costuma ficar vermelha depois de dez minutos de exposição, com um protetor de FPS 8 começará a se queimar após 80 minutos, com FPS 15 após 150 minutos, e assim por diante.

Ao comprar um protetor solar devemos procurar produtos que ofereçam proteção tanto contra os raios UVB como contra os raios UVA, além de escolher um FPS adequado ao nosso tipo de pele.

Benefícios dos raios UV
Embora a exposição excessiva aos raios UV possa ser prejudicial, em pequenas quantidades ela é benéfica. Isso porque esses raios estimulam a produção de vitamina D pelo organismo. Esta vitamina promove a absorção do cálcio, mineral essencial para a boa formação de dentes e ossos.

A radiação ultravioleta também é utilizada em diversas áreas e objetos do nosso cotidiano. As lâmpadas fluorescentes emitem raios UV, que são filtrados por uma camada interna e transformados em luz visível; por não produzir calor, essas lâmpadas também são chamadas de "luz fria".

A luz negra também emite raios UV e possui diversas aplicações, como leitores óticos, enfeites de festas e lanternas. A indústria química utiliza esses raios em um procedimento de análise química conhecido como espectrofotometria e na marcação de substâncias orgânicas e inorgânicas.


EXTRAÍDO A PARTIR DO FACEBOOK
https://www.facebook.com/cubbrasil?sk=photos


*****