NOTÍCIA: REVÉS NA CIÊNCIA



Revés na ciência: pesquisadores passaram três décadas estudando algo que não existe
Sem dúvida, o objeto mais proeminente em nosso sistema solar é o sol. Basta analisar os números: seriam necessárias 109 Terras para cobrir o disco do sol e em seu interior caberiam 1,3 milhões de Terras.
Há mais de três décadas, cientistas do mundo todo acreditavam que o astro-rei se movia rapidamente pela galáxia, a ponto de gerar ondas de choques. Mas essa teoria caiu por terra com observações recentes feitas pela NASA, que provam que o sol se movimenta 11.250 quilômetros por hora a menos do que o imaginado.
A notícia é boa, mas frustra trabalhos de décadas de vários cientistas, que estudaram um fenômeno – agora se sabe – não existente.
Como se imaginava
O sol e seus planetas são envoltos por uma bolha de partículas carregadas e de campos magnéticos, conhecida como heliosfera. A fronteira dessa região, que se colide com poeira e gás interestelar, é intitulada de heliopausa, que marca o limite externo do sistema solar.
E por décadas, cientistas pensaram que o sol se movia rapidamente a ponto de gerar ondas de choque conforme se movimentava pela matéria interestelar, tal como em um jato supersônico.
Mas o sol é bem mais lento que o suposto, movimentando-se a 83,7 km/h. Por isso, não cria essas ondas de choque. Essa descoberta também influenciará pesquisas sobre raios cósmicos, pois muda alguns fatos conhecidos pelos cientistas.
“A descoberta é surpreendente e chocante, pois muito trabalho precisa ser refeito”, conta o astrônomo responsável pela observação, Dave McComas, do Instituto de Pesquisa Southwest, em San Antonio, Texas, Estados Unidos. “A comunidade científica se debruçou por décadas sobre algo que não existe”.
O estudo foi publicado na revista especializada Science. [LiveScience, UFRGS]
FONTE:http://hypescience.com/reves-na-ciencia-pesquisadores-passaram-tres...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO: CLAMOR À MARIA PADILHA E EXÚ CAVEIRA

SIMPATIA: FORTÍSSIMO FEITIÇO DE AMARRAÇÃO COM ESPERMA

ORAÇÃO PODEROSA DA DAMA DA NOITE PARA TRAZER O EX DE VOLTA