SOBRENATURAL: DIA DE FINADOS

Esta lenda é da ilha da Graciosa (Açores).

A senhora Fineza era muito boa mulher, tão boa que, apesar de já ter filhos seus, não rejeitou um órfão que lhe colocaram à porta e que ela ouviu chorar quando estava deitada.

Vivia no Caminho do Tanque, na freguesia do Guadalupe e, como muitas mulheres do lugar, era lavadeira das senhoras da Vila.

Uma certa noite acordou e, achando muito claro e porque não tinha relógio, pensou que estava perto de amanhecer. Levantou-se, pôs a trouxa de roupa já lavada na carroça puxada por um cão e dirigiu-se para a vila de Santa Cruz, para entregar às patroas a roupa que tinha lavado e enxugado no dia anterior. Foi andando depressa porque um declive e estava fresco.

Ao chegar perto da igreja de S. Francisco, da qual hoje só existe a torre e que ficava ao lado do cemitério, viu muita gente, toda vestida de branco, entrando para o templo. Não conheceu ninguém, mas pensou para consigo: "Ainda não amanheceu e os patrões ainda estão dormindo. Vou ouvir a missa." Descarregou a trouxa para o cão descansar, colocou-a no chão do lado de fora da porta e entrou.

A igreja estava cheia de gente. Quando acabou a missa, as pessoas começaram a sair e a senhora Fineza também veio para fora. Arranjou a trouxa e dirigiu a palavra a um homem que viu ao pé da porta:

- Ajude-me a pôr a trouxa na carroça que ela é pesada.

Mas estranhamente ele respondeu:

- Peça a este que está ao meu lado. Ele tem mais força porque morreu de repente. Eu não posso, morri de "trisela" e não tenho força nenhuma.

A tia Fineza arrepiou-se e não esperou mais por ajuda. Correu para a casa dos patrões e foi pensando que aquelas pessoas que enchiam a igreja por completo e que se encaminharam depois para o lado do cemitério eram os mortos que tinham vindo assistir à Missa dos Finados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO: CLAMOR À MARIA PADILHA E EXÚ CAVEIRA

SIMPATIA: FORTÍSSIMO FEITIÇO DE AMARRAÇÃO COM ESPERMA

ORAÇÃO PODEROSA DA DAMA DA NOITE PARA TRAZER O EX DE VOLTA